Cabeceira do rio das pedras - mapa base - 2007
- Sent by Samuel Fernando Adami - 27/10/2009
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Cartografia de base da área da cabeceira do rio das Pedras. O mapa foi utilizado nos primeiros trabalhos de campo do projeto.
Leia MaisCartografia de base da área da cabeceira do rio das Pedras. O mapa foi utilizado nos primeiros trabalhos de campo do projeto.
Leia MaisModelo 3D da cabeceira do Ribeirão das Pedras, desenvolvida a partir das curvas de nível da carta topográfica da área (http://www.bdc.ib.unicamp.br/gv/visualizarMaterial.php?idMaterial=1072). Unidade: UTM (23K) / datum: Córrego Alegre
Leia MaisO GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área da cabeceira do Ribeirão das Pedras, no município de Campinas, permitindo a compreensão do uso e ocupação do solo ao longo do tempo histórico. Poderá ser utilizado como exemplo em exercícios.
Leia MaisNome popular: pixirica.
Árvore até 3m; extremidade dos ramos denso-longo-estrelada; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo canaliculado, 3 X 0,3cm, denso-estrelado, lâmina elíptica, ápice agudo a acuminado, base cuneada às vezes levemente assimétrica, 19-27 X 8-10,5cm, margem denticulada, ciliada, membranácea, venação acródroma, 2 pares de nervuras secundárias, mais conspícuas na face abaxial, venação terciária paralela, conspícua na abaxial, face adaxial com tricomas simples e estrigosos, abaxial com tricomas longos-estrelados e simples, adensando nas nervuras; fruto baga globosa, denso-estrelada, imatura, verde no material seco. ...
Leia MaisMapa de solos da cabeceira do riberião das Pedras extraído do mapa pedológico da bacia.
Leia Mais60 a 70 cm. The top of the head, the back and the wings are black and the other parts of the body are mostly grey. The immature is brown and striated. Distribution: All over the world, except from the poles and Australia. Habitat: Slow flowing rivers, lakes, reservoirs and swamps. Diet: Aquatic insects, mollusks, crustaceans, fish, amphibians and reptiles. May also eat carrion and rests of food fallen from other bird’s nests, including dead hatchlings. Reproduction: Breeds in colonies together with other species of herons. The nests are built from 1 to 7m from the ground or water. Lays two or three bluish green or buffy eggs. Natural history: During most of the day it rests...
Leia Mais75 cm. Aquatic with narrow beak curved in the tip. The feet are webbed. The body is black and sometimes the throat is yellow. In the breeding season the male has some white feathers in the throat and ear region. The immature is fuliginous. Distribution: From Mexico to Southern South America Habitat: Lives in lakes, swamps and estuaries. Diet: Feeds on fish, even spiny ones. The gastric acids dissolve the spines. Reproduction: The nest is built on tall trees near lakes, sometimes mixing with heron flocks. Natural history: It is an excellent diver. When in flocks may pen fish schools, leading them to shallow water where they catch the fishes in frenzy. When it goes out of the wate...
Leia Mais22 cm. The beak is strong and black. The chest and the belly are bright yellow and the back is brown. The throat is white and the head black, with a white band above the eyes. Male and female are similar. Distribution: From Texas (U.S.A) to Patagonia. Habitat: It is one of the most generalist birds. Thrives in environments as different as rocky beaches and semi-arid landscapes. It is very common in cities. Does not penetrate dense vegetation, but may be found in forests near the riverbanks or in the borders. Diet: Also very generalist in the diet, consumes mainly insects, but also fruits, learns to catch small fish and tadpoles (as from the author’s tanks), hunts hatchlings and e...
Leia MaisA escola quando concebida enquanto espaço de reflexão, discussão e produção de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que está inserida) pode contribuir para processos de apreensão e significação de mundo pautados na inauguração de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo têm importância fundamental e possibilitam o exercício de construção de identidade (diferença) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de ação educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensão do lugar onde se vive por meio da produção de conhecimentos sobre o mesmo. Tal ação é pensada tendo em vista uma escola situada à fr...
Leia MaisO Dominó pedagógico pode ser utilizado como um instrumento facilitador ao estudo dos diferentes grupos de invertebrados, estimulando o raciocínio a fixação de conceitos e a interação entre os estudantes. A atividade é desenvolvida em grupo de quatro jogadores cujo objetivo é de colocar todas as pedras na mesa antes dos adversários. Cada jogador, no seu turno, coloca sua pedra em uma das duas extremidades abertas, ligando a figura ao seu respectivo conceito, passando a vez ao próximo jogador. A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa até quando um jogador colocar sua última pedra, esse então é o vencedor.
Leia MaisO objetivo desta imagem é demonstrar o mecanismo de funcionamento da ectotermia, condição termorreguladora que alguns animais apresentam, por exemplo, os répteis – como a serpente ilustrada – na qual o ambiente influencia diretamente na temperatura corporal do indivíduo. Desta forma, em ambientes frios, o animal necessita buscar fontes externas de aquecimento, como raios de sol, pedras aquecidas, dentre outros. Da mesma maneira, em ambientes quentes, procura por fontes externas de resfriamento, como sombras, água fresca, etc.
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