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Controle biológico de pulgões por joaninhas em agroflorestas

O plantio de erva-doce pode atrair joaninhas. Esses insetos tem um alto potencial de predação de pulgões, que podem causar perda de produtividade em diversos cultivos, como feijão, alface e tomate, por conta da herbivoria. O plantio de erva-doce próximo ao feijão, tomate ou alface atrai a joaninha, que consome os pulgões e evita perda de produtividade das espécies vegetais de interesse econômico.

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Siparuna brasiliensis (Spreng.) A. DC.

Nome popular: erva-de-limão.

Árvore até 6m; extremidade dos ramos achatada, estriada, nigrescente no material seco, tricomas estrelados, odor de limão; folha simples, oposta, sem estípula, pecíolo estriado, (2,5-)5 X 0,2cm, tricomas estrelados, lâmina oboval-elíptica a oboval, ápice abruptamente agudo, base cuneada a truncada, às vezes levemente cordada, 16-19 X 8-10,5cm, margem denticulada, glandular-ciliada, membranácea a subcartácea, venação camptódroma, 8 pares de nervuras secundárias, venação terciária paralela, conspícuas na face abaxial, tricomas estrelados, esparsos nas duas faces, pontuações amareladas, opacas, diminutas, numerosas, di...

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Etapas da eutrofização

Ilustração sobre as etapas do processo de eutrofização incluindo algumas causas e consequências. Conteúdo 1. Causas: resíduos industriais, fertilizantes e esgoto sem tratamento. 2. Etapas: excesso de nutrientes → cresciento de algas e microrganismos → bloqueio da luz solar → morte de plantas aquáticas → decomposição → morte de peixes → prejuízo para as comunidades costeiras.

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O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a ...

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Urutau, Mãe-da-lua ( Nyctibius griseus )

Comprimento: 37cm Identificação: Apesar de difícil de ser avistada, uma vez vista é inconfundível pelo aspecto único. Nyctibius griseus é a única espécie do gênero que ocorre em áreas modificadas pelo homem e por isso é a mais facilmente encontrada. Difere de N. grandis por ser menor que esta e de N. aethereus por ser acinzentada e não parda. Seu, só ouvido a noite, lembra uma flauta doce. O urutau vai contra tudo o que conhecemos como uma ave normal. Passa o dia inteiro imóvel, pousado em um galho ou um mourão de cerca. Sua silhueta e suas cores são merecedoras do título de ave mais camuflada do mundo. As vezes é difícil dizer onde começa a ave e acaba o galho. Seus enormes olhos lar...

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Quero-quero ( Vanellus chilensis )

Tamanho: 37cm Idenficação: ave de pernas longas e finas, quase sempre no chão e muito barulhenta quando percebe a aproximação de pessoas ou um predador em potencial. Também conhecido como téu-teu, principalmente na região nordeste, esta ave é a maior sentinela dos campos e pastos deste país. Sua visão e audição aguçadas identificam a presença de predadores a distância, seja de dia ou de noite. Qualquer intruso em seu território é logo alarmado com uma vocalização aguda, até mesmo irritante. Muitos outros animais se beneficiam do alarme do quero-quero e por isso é uma ave detestada por caçadores. Não é só por seu canto que esta ave tem fama de ranzinza, mas também por investir corajosame...

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Ilex theezans Mart. ex Reissek

Nome popular: - .

Árvore até 9m; extremidade dos ramos levemente quadrangular, estriada, glabra; folha simples, alterna, espiralada, estípula caduca, pecíolo estriado, 2 X 0,2cm, glabro, lâmina oboval, ápice arredondado, curto-cuspidado, ou retuso, base atenuada, 15 x 5,5cm, margem inteira, revoluta, cartácea, venação camptódroma, nervura central saliente, na face abaxial, em direção ao pecíolo, 7 pares de nervuras secundárias, pouco conspícuas, venação terciária formando retículo, pouco conspícuo, glabra, face adaxial brilhante no material seco. Utilizado como substituto como erva-mate, madeira boa para construção de piano.

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Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de análise a Formação Continuada para Professores em Exercício em Educação Ambiental elaborada e implementada no âmbito do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, realizado no período de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Esta Formação Continuada envolveu diretamente enquanto público de interesse, os/as professores/as das séries iniciais da Rede Pública de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratégia de multiplicação, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realização, recebem uma formaçã...

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

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O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pública estadual de ensino médio do município de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussões das aulas práticas vivenciadas em laboratório na aprendizagem dos conteúdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentação da caracterização da área em estudo. Em seguida, foi feita uma abordagem sobre...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

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