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Maria-cavaleira ( Myiarchus ferox )

18,5cm Identificação: assim como outras maria-cavaleiras, possui a parte inferior amarela, a garganta cinza e as partes superiores castanhas. Difere das outras espécies pelo pequeno topete e pela ausência de manchas brancas ao redor dos olhos. Seus hábitos não diferem muito das outras marias-cavaleiras, pois passa a maior parte do tempo imóvel, empoleirada no estrato médio de bordas de matas. Alimenta-se principalmente de insetos alados que captura em vôos curtos, retornando ao poleiro em seguida, mas também caça insetos sobre as folhas e ramos de árvores e consome pequenos frutos. O canto lembra o do birro (Melanerpes candidus), porém menos intenso. O ninho é construído em buracos...

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Maria-faceira ( Syrigma sibilatrix )

Identificação: simplesmente inconfundível. É a única garça brasileira com este padrão de coloração. Ave de aspecto e comportamento singulares. É a única garça originalmente brasileira que vive tanto em locais alagados quanto em locais secos, estando presente até mesmo em áreas de caatinga. Costuma viver sozinha ou aos pares em territórios fixos. Passa a maior parte do tempo no solo, andando a procura de insetos. Quando em regiões alagadas nunca se aventura em águas profundas, preferindo as margens alagadas, ricas em vegetação, onde se alimenta não só de insetos, mas também de anfíbios e peixes como o muçum (Synbranchus marmoratus) e a tuvira (Gymnotus carapo), ambos adaptados a águas barr...

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Moléculas (App para Windows e Windows Phone 8.1)

Moléculas é um aplicativo que traz para uso offline em dispositivos móveis, moléculas publicadas no portal da Química Nova Interativa (QNInt). A maior parte deste conteúdo foi produzido do projeto 365 dias de Química, realizado durante o Ano Internacional da Química. As moléculas apresentadas podem ser manipuladas pelos usuários, permitindo a visualização por diferentes ângulos, assim como ampliar ou reduzir as estruturas, para que seja dado destaque em áreas de interesse. Cada molécula possui um texto explicativo. Financiamento: CNPq Apoio: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), INCT Energia e Ambiente e INCT Inomat

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BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Este trabalho BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO surgiu da observação, no Curso de Especialização em Biologia Molecular e Genética, sobre a necessidade de texto de apoio didático sobre a Biologia Molecular que pudesse ser utilizado para no Ensino Médio, especialmente para se trabalhar os temas transversais. Assim, na disciplina de Aspectos Interdisciplinares II, os alunos, na maioria professores do ensino fundamental e médio, produziram textos sobre os diferentes temas da Biologia Molecular, segundo suas necessidades. Assim, esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem da Biologia Molecular, uma importante área, presente no cotidiano, que permeia e auxilia várias outras áreas das Ci...

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Organização e Composição Molecular do Estrato Córneo

A maior barreira para penetração de matéria através da pele é fornecida pela última camada da epiderme, o estrato córneo (EC). As principais funções do EC são: controlar a perda de água transpidermal, bem como a permeação de substâncias em ambas as direções da pele, impedir a entrada de microorganismos, filtrar a radiação ultravioleta do sol e contribuir para as propriedades viscoelásticas da pele. No entanto, essa temática é pouco explorada nos livros didáticos trazendo apenas definições reduzidas sem explicitar suas funções, formação e composição molecular. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descrição mais detalhada no que diz respeito à formação e composiçã...

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Bioquímica Metabólica: Proteínas transportadoras de glicose - Regulação e Mecanismos Moleculares

Uma resenha baseada em cinco artigos científicos, apresentando um breve relato da visão bioquímica sobre as proteínas transportadoras de glicose e o papel desempenhado pelas mesmas no metabolismo celular. O transporte de glicose é fundamental para o metabolismo celular. A rota glicolítica é empregada por todos os tecidos para degradação de glicose, fornecendo energia na forma de ATP e intermediários para outras rotas metabólicas. A glicose não pode difundir-se através dos poros da membrana, assim o seu movimento para o meio intra e extracelular depende de proteínas transportadoras localizadas na membrana celular.

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Phytollaca dioica L.

Nome popular: maria-mole.

Árvore até 25m; extremidade dos ramos, pubescente, levemente estriada, lenticelas esbranquiçadas, conspícuas; folha simples, alterna, espiralada, sem estípula, pecíolo algo estriado, 7 X 0,2cm, glabro, lâmina ovado-elíptico, ápice mucrunado, base cuneada, geralmente assimétrica, 16-23 X 8.5-10cm, margem inteira, irregular, membranácea, venação camptódroma, 6-8 pares de nervuras secundárias, conspícuas, venação terciária formando retículo pouco conspícuo, glabra, ráfides visíveis com auxílio de lupa, dispersas por toda a lâmina.

Distribuição: Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai, no Bras...

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Tecnologia do DNA Recombinante In silico: Clonagem de Insertos em Vetores de Expressão Utilizando o Programa Vector NTI Advance 11

Considerando a importância do uso de ferramentas de bioinformática no ensino e na prática de biologia molecular, foi elaborada esta apostila com o propósito de guiar usuários iniciantes e professores no ensino e na utilização do programa Vector NTI Advance 11 na tecnologia do DNA recombinante através da construção de moléculas para expressão de proteínas recombinantes.

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ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanços estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informação, ao final do século XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vínculos essenciais entre a informática e as Ciências Biológicas, sendo denominada por Bioinformática. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiência com a aplicação de atividades práticas de introdução do ensino de Bioinformática a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarão as disciplinas de Biologia Molecular e Genética Geral no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceara ...

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Como o DNA se encontra dentro da carioteca

O DNA das células somáticas humanas é um conjunto de 46 moléculas, as quais estão na maior parte do tempo na forma de cromatina e, apenas no momento da divisão, condesam-se em cromossomos. Dessa forma, não é possível que a dupla fita de DNA seja uma única fita contínua quando não está condensada, são 46 duplas fitas de DNA que formam a cromatina. Além disso, quando os cromossomos estão completamente condensados, a carioteca já está desfeita

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Edição de genes por CRISPR-Cas9: aplicação contra a anemia falciforme

O Crispr (repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente espaçadas) é uma tecnologia recente e alvo de publicação de muitos artigos ao redor do mundo. Neste sentido, o vídeo a seguir explica de maneira rápida e objetiva um método para tratamento da Anemia Falciforme utilizando a edição genética com CRISPR-Cas9.

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Infográfico sobre Sistemática Vegetal: como sabemos o parentesco das plantas?

Esse infográfico aborda, resumidamente, as diversas fontes de evidências utilizadas para a construção de uma árvore filogenética. É apresentada uma filogenia simplificada dos principais grupos de angiospermas e tendências gerais do padrão morfológico de suas flores.

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Guaracava-de-barriga-amarela ( Elaenia flavogaster )

Comprimento: 16cm Identificação: o gênero Elaenia é famoso entre os ornitólogos pela dificuldade na identificação de suas espécies. Por outro lado a guaracava- de-barriga-amarela é a mais fácil de se reconhecer, não só pelo fato óbvio de seu ventre ser amarelo, mas também por ser bem menos arisca que as outras. Possui um topete que só é eriçado quando a ave está excitada. Nem o topete nem a face apresentam faixas brancas. Muitas pessoas não conhecem esta ave apesar de já a terem visto e com certeza ouvido. Sua vocalização lembra muito a do bem-te-vi quanto ao timbre e intensidade. Seu outro nome popular maria-já-é-dia refere-se ao seu canto. As guaracavas-de-barriga-amarela habitam quint...

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Pica-pau-branco ou Birro ( Melanerpes candidus )

Comprimento: 28cm Identificação: inconfundível por ter o corpo branco, asas e parte superior da cauda negras e uma mancha amarela na face. O pica-pau-branco também é conhecido como birro ou cri-cri, sendo estes nomes referentes ao seu canto. Vive em pequenos grupos, de 3 a 8 indivíduos, que fazem muito barulho quando estão se deslocando. Assim como outros pica-paus sua dieta é baseada em insetos e suas larvas que captura com marteladas aos troncos de árvores onde se escondem. O ninho é construido em um buraco natural ou feito pelo casal em árvores de madeira mole. A fêmea bota 3 ou 4 ovos. Os filhotes saem do ninho depois de mais ou menos 35 dias.

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CAM - Complexo de Ataque à Membrana - Sistema Complemento

Seqüência ilustrativa da formação do complexo de ataque à membrana pela interação entre diversas moléculas do sistema complemento. O complexo de ataque é tipicamente formado na superfície de células bacterianas invasoras via ativação do sistema complemento, quando a enzima C5 convertase cliva uma molécula de C5 em C5a e C5b, dando início ao processo. É formado por quatro proteínas do complemento (C5b, C6, C7 e C8) que se ligam à superfície externa da membrana e de um polímero de uma quinta proteína, a C9, formando um canal que atravessa a membrana e permite a livre difusão de substâncias por ela. Isto rompe o equilíbrio osmótico celular e mata rapidamente o organismo invasor.

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Transcrição

Animação ilustrativa da transcrição de parte de uma molécula de DNA. A transcrição é um processo pelo qual uma das fitas do DNA tem sua informação transferida para uma molécula de RNA complementar, através da enzima RNA polimerase. Essa enzima possui variantes, sendo a RNA pol II a responsável, em eucariotos, pela transcrição de precursores de RNA mensageiro. Após a transcrição, o RNA sofre processamento para então tornar-se mRNA. Essa etapa foi omitida para maior clareza. O mRNA é, então, traduzido pela maquinaria ribossomal, resultando num polipeptídio funcional, a proteína. Obs.: Apenas o fenômeno da transcrição é abordado pela animação.

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