DINÂMICAS EM SALA DE AULA: ENVOLVENDO OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO, EXEMPLO COM OS MECANISMOS DE TRANSPORTE DA MEMBRANA PLASMÁTICA

O estudo relacionado a aspectos bioquímicos e moleculares da célula muitas vezes esbarra com a dificuldade apresentada pelos alunos em compreender o conteúdo, fato que pode estar associado à carência de metodologias que tornem o assunto mais dinâmico e acessível à turma. Considerando que o entendimento dos conceitos básicos é fundamental para a compreensão de processos posteriores e tendo em vista a necessidade de adotar técnicas que facilitem o estudo de estruturas microscópicas e processos complexos, estudos apontam o uso de modelos, jogos ou dinâmicas como forma de envolver o aluno, tornando o conteúdo mais assimilável. Nessa perspectiva, discute-se aqui a utilização de uma dinâmica de fácil acesso, criada para ser desenvolvida com alunos do Ensino Médio, na qual se aborda o conteúdo referente à Membrana Plasmática e seus Mecanismos de Transporte, por ser considerado de difícil compreensão pelos alunos. A mesma consiste em representar, por meio de simulações realizadas em sala, o funcionamento da membrana plasmática de uma célula permitindo estudar sua estrutura e seu comportamento em diversas situações, nas quais os próprios alunos reproduzem o processo de transporte transmembrana de diferentes substâncias. Procedeu-se a análise documental do Relatório de Estágio de acadêmicas que desenvolveram e aplicaram a dinâmica durante suas aulas, o qual revelou que a atividade as auxiliou na superação de diversos problemas comuns no estudo de conteúdos dessa natureza, evidenciando a importância de práticas educativas mais interativas

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