A identificação correta das espécies é uma etapa fundamental para qualquer estudo que se faça em uma determinada área. Assim, o objetivo de uma chave de identificação é facilitar o reconhecimento das espécies para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de inúmeras investigações e de estudos de longo prazo.
Esperamos também incentivar as mais diferentes pessoas a se aventurarem pela Mata Atlântica e pelo universo das suas plantas, despertando o interesse e o encantamento pelas suas árvores, palmeiras e samambaiuçus. Gostaríamos, finalmente, que estes resultados possam ser utilizados como material didático de apoio para professores, estimulando seus alunos a conhecer e valorizar nosso patrimônio ambiental.
Uma vez que gostaríamos de atingir um amplo público, a chave para a identificação das espécies está baseada em caracteres vegetativos e não é necessário que o material esteja em flor ou fruto para que possa ser identificado.
Laboratório de Tecnologia Educacional Departamento de Bioquímica Instituto de Biologia Universidade Estadual de Campinas - Unicamp Cidade Universitária Zeferino Vaz Rua Monteiro Lobato, 255 Campinas SP, Brasil 13083-862