    | Extração de DNA  |  |  |  | 15 comentários | 1296 downloads | 27119 visitas | Português |
Resumo | Proposta de experimento para extração de DNA com materiais simples, que você provavelmente encontrará
na escola ou que os alunos podem trazer de
casa. |
Informações Gerais | Autores | Bianca Caroline Rossi-Rodrigues, Maurício Gomes Heleno, Roney Vander Dos Santos, Gislaine Lima Marchini, Florencia Maria Piñón Pereira Dias, Helika Amemiya Chikuchi, Eduardo Galembeck | Subtipo | aula | Direitos autorais ou restrições |  A Universidade Estadual de Campinas autoriza, sob licença Creative Commons – Atribuição 2.5 Brasil, cópia, distribuição, exibição e execução do material desenvolvido de sua titularidade, sem fins comerciais, assim como a criação de obras derivadas, desde que se atribua o crédito ao autor original da forma especificada por ele ou pelo licenciante, assim como a obra deverá compartilhar Licença idêntica a esta. Estas condições podem ser renunciadas, desde que se obtenha permissão do autor. O não cumprimento desta Licença acarretará nas penas previstas pela Lei nº 9.610/98. | Palavras-chave | DNA; ácido nucleico; código genético |
Informações Pedagógicas | Nível escolar alvo | Ensino médio, Educação continuada |
Citação (ABNT) | ROSSI-RODRIGUES, B. C., HELENO, M. G., SANTOS, R. V. D., et al. Extração de DNA Projeto EMBRIAO, 23 sep. 2011. Disponível em: <http://www.embriao.ib.unicamp.br/embriao2/visualizarMaterial.php?idMaterial=1075>. Acesso em: 10 sep. 2025. |
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Comentários | Parabéns pelo belíssimo trabalho, e pela possibilidade de disponibilizar para que o mesmo seja aplicado. | O material de vocês na categoria experimentos é de excelência, podendo ser utilizado tanto no fundamental, quanto no ensino médio. O que é mais importante, é o fato de utilizarmos materiais caseiros ou vocês sugerirem a substituição por materiais de fácil aquisição. Excelentes aulas. Márcia Alfradique 21/03/2015, 21:00 | Um bom roteiro e apresenta questões para trabalhar com os alunos. | Faço o curso de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP (semipresencial) no campus de Ribeirão Preto. Tínhamos o protocolo oferecido por eles, mas ao encontrar o de vocês, achei muito mais adequado e conseguimos com ele visualizar muito melhor o experimento. A dica de utilizar o álcool gelado foi o diferencial para que o experimento fosse um sucesso. Excelente o protocolo! Farei uso dele com meus alunos daqui pra frente, pois além de mais simples, obtivemos resultados mais claros, principalmente com a banana e o tomate. Eliane Cardoso 28/09/2012, 10:16 | muito bom o conteúdo, gostaria se vcs pudesse, estar disponibilizando programas para computador sobre o corpo humano, a anatomia humana com todos os sistemas e funcionamentos. | Texto e métodos excelentes para uma abordagem inicial dos estudos de genética. Permite uma boa materialização da idéia de DNA. | Olá galera, desde já gostaria de agrdecer e parabenizar por essa maravilhosa iniciativa, pois já tinha ouvido falar desse experimento mas não conheço ninguém q conhece o procedimento. Obrigado e sucessos no projeto embriao !!!! | Estou analisando alguns experimentos para uma feira de Ciências que será realizada em minha escola no encerramento do ano letivo. Não conhecia este site, os experimentos são excelentes, assim que possível responderei aos outros questionários. Parabéns. Prof: Sonia | Ótimo material! São ações didáticas transformadoras como estas que precisamos para melhorar a qualidade do ensino em nosso país, principalmente a educação científica na escola púbilca que está tão defasada. Obrigada por colaborarem com a minha formação e andamento do meu trabalho. Joana Souza 05/10/2011, 00:06 | Utilizei o experimento em uma turma de alunos repetentes do 7º ano do EF, pois a sua grande maioria apresentava idade entre 15 e 18 anos e como eles possuem mais dificuldade para aprender e estão já muito desmotivados, resolvi utilizar essa ferramenta para aumentar o animo e a vontade deles em entender a ciência. | o experimento foi adaptado de acordo com a nossa região, substitui o morango pela banana, que é de fácil acesso, o resultado foi maravilhoso os alunos amaram, a experiência proporcina participação, eles ficam atentos e encantados, a experiência é mui boa,obrigada pela ajuda,sem contar na assitência que vocês dão é muito importante,parabéns. | Ótimo material a ser trabalhado. Materiais fáceis. Bom entendimento para o aluno. | Foi muito legal demonstrar para os alunos da 9ª série o DNA ao vivo. | O material apresentado é simples de leitura e facil de ser realizado em sala de aula, já que aprenseta-se bem ilustrado e passo a passo. | Muito bom experimento para ser realizado em sala de aula para alunos do ensino médio. Além de ser bem didático o roteiro da atividade, essa prática pode despertar curiosidade no aluno a respeito do DNA e querer aprofundar-se mais sobre o assunto. Achei muito bom também o roteiro com questões dissertativas para serem respondidas após a aula prática. | voltar |     |